Buscar
  • rivera60mais

O que faz o profissional Gerontólogo? Quando procurá-lo?



Hoje, há o questionamento se conseguiremos envelhecer com qualidade de vida e com um sistema de políticas que contemplem as necessidades dos idosos brasileiros, e para isso, o gerontólogo surge para sanar essas questões dessa nova configuração populacional presente na nossa realidade.


A necessidade desse profissional em nosso país nasceu devido ao Brasil estar passando por um processo de envelhecimento populacional ou seja, a inversão da pirâmide etária, onde temos a quantidade de jovem que está sendo diminuída devido à baixa taxa de natalidade e o aumento da quantidade de pessoas idosas devido a maior longevidade.


O graduado em bacharel em Gerontologia, é um profissional de formação generalista que estuda todos os processos do envelhecimento, sejam estes os aspectos biológicos, psicológicos e sociais, desde o nascimento até o fim da velhice. Estuda todas as etapas da vida, afinal, no momento que nascemos já estamos envelhecendo, entretanto, esse profissional também tem o principal enfoque de auxiliar pessoas que estão próximas ou já estão na terceira idade a levarem uma vida mais saudável, ativa e com qualidade de vida.

Para além, dentre suas competências, o gerontólogo é um profissional apto para gestão de equipes de saúde seja na atenção à saúde primária, secundária ou terciária, atuando na medicina preventiva realizando avaliações multidimensional acerca da saúde, no qual é feito um rastreio de possíveis demandas que possam prejudicar a qualidade de vida no envelhecimento, até o acompanhamento e gestão dos planos terapêuticos singular, isto é, toda a trajetória terapêutica do paciente, desde o início a um tratamento até o momento de sua recuperação e encerramento. Ainda, atua em oficinas, na promoção, prevenção e proteção da saúde, elaboração de trabalhos/projetos de educação em saúde e discussão de caso junto a equipe


O mesmo também é apto para elaborar uma plano de cuidado específico para aqueles que buscam viver o melhor que a velhice pode proporcionar e melhorar alguns aspectos em sua rotina. Essa profissional é considerado uma ferramenta de auxílio tanto para o paciente, para os profissionais e para as organizações ou instituições.


O gerontólogo pode ser procurado quando há dúvidas se estamos envelhecendo da melhor forma que podemos, cabendo a ele e a equipe multiprofissional que acompanha seu caso direciona-lo com recomendações para que possa cada vez mais melhorar os aspectos da sua saúde. Também pode ser procurado em outros contextos, como por exemplo em ambientes institucionais, integrando equipes de profissionais que desejam compreender mais sobre o fenômeno do envelhecimento e melhorar os fluxos organizacionais dos seus negócios e gestão através de diagnósticos realizados por esse profissional.

1 visualização